Vivemos um momento da revolução digital onde observamos de forma clara as transformações na sociedade, na cultura, em nossos hábitos e comportamentos. Isso de forma irreversível se propaga também nos ambientes empresariais e corporativos. Neste cenário surgem conceitos e tecnologia para vencer desafios, suprir necessidades e inovar a partir da hiper automação de processos.
Isso permite uma nova abordagem onde desafios são tratados tradicionalmente de forma vertical, ou seja, onde; departamentos e sistemas, muitas vezes erroneamente e pejorativamente são inseridos em um conceito de “silos organizacionais”, foram e são o foco central na adoção de soluções de tecnologia da informação.
O convite é pensar e abordar os desafios de forma horizontal onde o foco é: nos seus processos e em seu modelo de negócio, respeitando investimentos e interagindo com seus sistemas, departamentos, pessoas e entidades externas.
Nesta fase da revolução digital uma série de termos e conceitos são citados para a automação de processos.
No contexto de RPA (“Robotic Process Automation”), ou seja, um software que executa uma atividade repetitiva e humana que possa ser estruturada e implementada através de “scripts”.
Existem diversas siglas que significam um uso uma implementação de RPA. Descrevemos algumas conforme suas principais características.
Não Assistido
Robotic Process Automation
Assistido
Robotic Desktop Automation
Inteligent Virtual Agent
Robotic Cognitive Automation
Carlos Sosa