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RPA (Automação de Processos Robóticos): como funciona?
A rotina de gestão de uma empresa tem muito a ver com a montagem de um complexo quebra-cabeça cujas peças, muitas vezes, parecem não se encaixar perfeitamente. Daí, a importância na busca constante por formas inovadoras de aprimorar processos, como é o caso da implementação da RPA — ou Automação de Processos Robóticos.
Imagine que sua equipe está sobrecarregada com tarefas repetitivas, como a entrada de dados em planilhas, verificação de documentos e reconciliação de contas. Essas tarefas consomem tempo precioso que poderia ser investido em análises estratégicas e na identificação de oportunidades de crescimento. E a RPA pode fazer isso.
Para que você compreenda todo esse potencial transformador, neste post vamos te explicar tudo o que é necessário saber a respeito da RPA e como ela pode se tornar um aliado indispensável na jornada pela eficiência empresarial!
O que é a RPA (Automação de Processos Robóticos)?
A Automação de Processos Robóticos, ou RPA (sigla que, em inglês, significa Robotic Process Automation), é uma tecnologia que utiliza robôs de software para realizar tarefas operacionais repetitivas e regras de negócios em sistemas digitais.
Em termos simples, é como ter um exército virtual de robôs trabalhando ao lado da sua equipe para executar atividades que consomem tempo e são suscetíveis a erros.
Assim, esses “robôs virtuais” são configurados para seguir fluxos de trabalho específicos e imitar as ações que um usuário faria ao interagir com sistemas digitais. Eles podem realizar uma variedade de atividades, como:
- coletar dados;
- preencher formulários;
- validar informações;
- extrair e processar dados de documentos.
Entre outras tarefas repetitivas e baseadas em regras. Com isso, o principal objetivo da RPA é aumentar a eficiência operacional, liberando os colaboradores de tarefas rotineiras para que se concentrem em atividades estratégicas e de maior valor agregado.
Como funciona a RPA?
A Automação de Processos Robóticos (RPA) funciona a partir da programação de robôs de software que podem realizar tarefas específicas. Assim, eles imitam a interação humana com sistemas digitais. O processo pode ser dividido em algumas etapas:
- captura de dados e informações para interagir com interfaces gráficas de usuário (GUIs) e aplicativos;
- processamento de dados e lógica de negócios para realizar as tarefas específicas;
- tomada de decisões com base nas regras de negócios programadas;
- integração com sistemas existentes, podendo interagir com uma variedade de aplicativos e plataformas digitais;
- execução automática e monitoramento, seguindo os fluxos de trabalho definidos.
Relação entre a RPA e a inteligência artificial
A relação entre a RPA e a Inteligência Artificial (IA) é próxima, e muitas vezes essas tecnologias são integradas para criar soluções mais poderosas.
A RPA é automação de processos por si só, como já destacamos. No entanto, quando combinada com a IA, pode ganhar capacidades mais avançadas, como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural.
Isso significa que os robôs podem se adaptar a situações novas, tomar decisões com base em padrões identificados e melhorar sua eficiência ao longo do tempo.
Além disso, a IA pode ser empregada para lidar com volumes massivos de dados de forma mais sofisticada. A RPA pode então ser utilizada para automatizar processos que envolvem a manipulação desses dados.
RPA e sua aplicação nas empresas
RPA pode ser aplicado para automatizar tarefas como reconciliação de contas, processamento de faturas, conciliação bancária e gerenciamento de despesas, entre outros.
Por exemplo: um robô pode extrair dados de faturas, validar informações e atualizar automaticamente os registros contábeis. Ou, ainda, automatizar processos do setor de RH, responder automaticamente às perguntas mais frequentes via chat online, encaminhar chamadas, validar informações em formulários e organização de documentos eletrônicos.
Basicamente, a RPA e a automação podem ser aplicadas para todo tipo de atividade que permite uma programação de comandos e respostas específicas.
Como escolher um bom RPA?
Escolha uma solução RPA que seja facilmente integrada aos softwares já utilizados pela empresa, evitando interrupções na infraestrutura existente.
Além disso, avalie a interface do produto e opte por uma que seja intuitiva e que permita uma implementação rápida. A facilidade de uso contribui para a adoção eficiente da tecnologia.
Também, certifique-se de que a solução de RPA é escalável para atender às necessidades futuras da empresa à medida que a automação é expandida para novos processos.
E priorize soluções RPA que ofereçam robustas medidas de segurança para proteger dados sensíveis e garantir conformidade com regulamentações. Sem falar na decisão por um fornecedor que ofereça suporte eficaz e treinamento abrangente para garantir que a equipe possa utilizar plenamente as capacidades da RPA
Quem pode fazer uso da RPA?
Tanto pequenas empresas como grandes corporações podem se beneficiar da RPA, adaptando a tecnologia às suas necessidades específicas.
Além disso, a RPA é aplicável em diversos setores, incluindo finanças, saúde, manufatura, varejo e serviços públicos, entre outros. Além, é claro, de diferentes departamentos, como financeiro, Recursos Humanos, atendimento ao cliente, TI e logística, entre muitos outros.
Estamos falando da possibilidade de implementação por qualquer organização que possua tarefas operacionais repetitivas e baseadas em regras e, assim, liberar recursos humanos para atividades mais estratégicas.
Vantagens da RPA
Confira, a seguir, algumas das principais vantagens da RPA:
- eficiência operacional a partir da automação de tarefas repetitivas para gerar processos mais rápidos e eficientes;
- redução de erros humanos;
- aumento da precisão e consistência nas operações;
- economia de custos ao liberar recursos humanos para atividades mais estratégicas;
- capacidade de expandir a automação para diferentes processos à medida que a empresa cresce;
- mais produtividade;
- integração com outros sistemas;
- aprimoramento da experiência do cliente;
- conformidade e auditoria.
Essas vantagens posicionam a RPA como uma ferramenta valiosa para impulsionar a eficiência, reduzir custos e promover uma abordagem mais ágil nos ambientes empresariais.
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Conclusão
A implementação da Automação de Processos Robóticos (RPA) pode superar desafios relacionados à sobrecarga de tarefas repetitivas e à otimização do tempo. Além disso, realiza atividades operacionais e regras de negócios de forma eficiente, liberando a equipe para se dedicar a análises estratégicas e identificação de oportunidades de crescimento.
Com isso, essa tecnologia que funciona por meio da programação de robôs de software que imitam interações humanas com sistemas digitais, proporciona uma gama de benefícios.
Para entender como a RPA pode impulsionar a eficiência, reduzir custos e promover agilidade nos seus ambientes empresariais, fale conosco e conheça todas as vantagens da nossa solução de RPA!